📖 Gálatas 6.2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”.
O cristianismo pressupõe uma vida em perfeita harmonia entre os irmãos. Um dos propósitos de Deus é que vivamos atentos às necessidades uns dos outros, seja crente ou não. Mas infelizmente nem sempre é assim, na verdade se pensarmos bem e formos sinceros conosco mesmos, quanto de fato pensamos no próximo? Não podemos viver em nosso mundo, querendo agradar o nosso EGO e nos esquecer do próximo. A epístola aos Gálatas exorta-nos a fazer o bem. Encoraja-nos não apenas a fazer o bem, mas sermos perseverantes em fazer o bem, conforme Gálatas 6.9: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”.
O termo “fazer o bem” é bastante amplo e abrangente tanto na área material, quanto emocional ou espiritual. Em ambas as áreas, somos motivados a compartilhar o que temos com os nossos irmãos que estão necessitados. Mais que isso, nosso dever é doar-nos, isso significa que amparar o próximo é bem mais sublime que podemos pensar. É como o apóstolo Paulo disse relembrando as palavras de Jesus: “Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20.35).
Devemos fazer o bem para o próximo naquilo que está dentro de nossas condições, se for a área financeira, usemos os nossos recursos para abençoar quem está necessitado. Se for a área Emocional, sejamos compreensivos, pacientes, amáveis, “prontos para ouvir, tardios para falar, chorando com os que choram e se alegrando com os que se alegram”. E se o problema for na área Espiritual, usemos a nossa experiência com Deus, todo o nosso conhecimento bíblico, nossos dons e talentos, com a dependência do Espírito Santo para ajudar ao próximo.
Tiago também trata deste assunto, ele diz: “15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?” (Tiago 2.15-16). “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4.17).
Que Deus nos faça sábios, generosos e com corações dispostos a ajudar todos àqueles que necessitam de nossa ajuda, seja a área que for, pois é isso que Deus deseja.
No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth
Comments