• ibcentralcascavel

Feliz Páscoa


1 Coríntios 5.7b: “Pois Cristo, nossa Páscoa (o cordeiro pascal), já foi sacrificado”.

O que significa Páscoa? Será que as pessoas sabem o significado? Se for perguntado para uma criança, possivelmente a resposta será: “Um dia para ganhar ovos de chocolate”. E se for perguntado para um adulto, será: “É a oportunidade de um feriado prolongado”; Ou seja, De certa forma, é uma questão de visão e interesse pessoal.

O real significado da Páscoa tem sua origem no AT na época da escravidão do povo judeu no Egito (Ex 2.23); Escravidão essa que chegou com um clamor diante do Senhor que providenciou um libertador para o povo judeu (Ex 3.9-10); permitindo que o povo saísse do Egito de forma miraculosa e extraordinária (Ex 13.17-22). Na primeira Páscoa não havia coelhinho, mas sim cordeiro; não havia ovos de chocolate doce, mas ervas amargas; No NT, o próprio Senhor Jesus participou de várias Páscoas durante toda a sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte.

Morte e ressurreição que por uma vontade soberana do próprio Senhor, ocorreu na ocasião de um feriado nacional dos judeus - a Páscoa (Mt 26.2). O evento da morte e da ressurreição de Jesus, foi o evento mais importante para toda humanidade, pois foi assim que Deus possibilitou o resgate do homem perdido e pecador, foi onde o homem na condição de afastado e inimigo de Deus, pôde ter acesso à Deus e ter a libertação do pecado, passando a ser amigo de Deus. De criaturas à filhos de Deus. A ressurreição de Jesus é a base de nossa Salvação (1Co 15.12-19).

Podemos dizer então que a Páscoa era uma festa em que se celebrava algo. Esta celebração apontava para o passado e para o futuro. Quanto ao passado, ela era a celebração do povo de Israel pela sua libertação do Egito através da liderança de Moisés. Além deste aspecto comemorativo, a Páscoa tinha também uma função profética, pois ela anunciava uma libertação da condenação eterna (Jo 3.16 e 18). Ela anunciava a vinda de um libertador, do Messias, o Cristo. Que como um cordeiro seria morto numa cruz e ressuscitasse ao 3º dia, para que a vida fosse compartilhada.

Portanto, 📢 Comemore a Páscoa, pois sabemos o seu real significado! Louvemos ao Senhor! Exaltado seja o Seu Nome.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo