• ibcentralcascavel

Resiliência



Há alguém que não passa por dilemas, crises ou problemas nesta vida? Não! Evidente que todos nós passamos. Uns mais, outros menos. Gosto de dizer que “dor não se mede, nem se compara”, pois cada um tem a sua e cada um lida de uma forma. O grande desafio do ser humano não são os problemas, mas é saber lidar com eles. Por isso, ser resiliente não é nada fácil, exige de nós, principalmente uma boa gestão das emoções, unida com uma fé inabalável.


O que significa ser resiliente? É desenvolver a capacidade de lidar com os problemas da vida, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos, medos e resistir às pressões de situações adversas – choques, estresses ou até mesmo algum tipo de evento traumático.


Espiritualmente falando, é manter-se firme na fé e confiante na esperança em Deus, crendo em Sua ação e que independente das circunstâncias, podemos ter a convicção de que a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável, é o melhor de Deus para as nossas vidas.


Por isso, tratando-se do cristão, podemos afirmar que temos uma enorme vantagem, pois temos a Verdade da Palavra de Deus ao nosso alcance. [Parafraseando] sabemos por exemplo...

  • Que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor” (Romanos 8.28);

  • Que “podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece” (Filipenses 4.13);

  • Que “a Graça DELE nos basta, pois o poder Dele se aperfeiçoa em nossa fraqueza” (2Corintios 12.9);


Mas também sabemos que nossa luta não é apenas existencial, mas há uma luta espiritual, conforme Efésios 6.12: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. ACF


Enfim, temos inúmeras referências bíblicas para não fraquejar, para não desanimar, para termos esperança, paciência, perseverança, domínio próprio e para confiarmos plenamente nossas vidas nas mãos de Deus para superar nossos dilemas pessoais.


Mas gerir bem as emoções exige além da fé, da convicção da ação divina, a busca pela lapidação do nosso caráter e temperamento, permitindo a liberdade do toque do Espírito Santo sobre nós. Portanto saiba que "Seguir a Cristo não é ter um seguro contra problemas, mas é ter a segurança da presença DELE para superarmos os problemas da vida".


Confie no Senhor, é verdade que os problemas virão, mas também é verdade que com Jesus ao teu lado, a resiliência será também uma realidade.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em Obras!