• ibcentralcascavel

Viva a Compaixão

Atualizado: 17 de mar.


Marcos 6.34: “Quando Jesus saiu do barco e viu a grande multidão, teve

compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor”. NVI

O que é compaixão? No português a palavra “Compaixão” tem como sinônimos, as palavras “misericórdia”, “piedade” (pena, dó). Trata-se de um sentimento piedoso, de simpatia com a dor e sofrimento do próximo. Tem como objetivo, aliviar, ajudar, minorar a dor e o sofrimento. E também é uma ação. mais que apenas ver, é agir com compaixão, como Jesus, que depois de VER a multidão e ver como estavam, pois “...eram como ovelhas sem pastor” - Jesus compadeceu-se e teve misericórdia deles.

No NT. a palavra compaixão aparece pelo menos de três formas no grego:

1. Eleos - refere-se ao sentimento de compaixão;

2. Oiktirmos - refere-se a exclamação de “dó” ao ver o infortúnio do próximo;

3 .Splanchna - refere-se a fonte das emoções, traduzido também por “entranhas”, no mundo oriental, equipado ao “coração” para os ocidentais.

Na primeira multiplicação dos pães, relatado nos quatro Evangelhos (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17; e Jo 6.1-15), encontramos a palavra splagchnízomai ”... teve compaixão...” que significa um sentimento profundo, vem das entranhas, ou seja, do fundo do coração, trata-se de algo puro, sincero e verdadeiro, que move na direção de não apenas sentir, mas principalmente em querer agir ardentemente para que a mudança da situação, da dor e do infortúnio lastimável do próximo seja corrigido.

Podemos aplicar isso na condição espiritual do homem sem Cristo, pois sem Deus somos todos perdidos e carecemos da graça de Deus. E por isso, é que temos de ter paixão pelas almas perdidas. E se isso acontecer, viveremos de fato a compaixão que Jesus Cristo teve por nós.

Portanto, 📢 Viva a Compaixão! Que a nossa igreja possa viver a Compaixão! Você e eu, todos nós.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo