História dos Batistas

1. NOSSA ORIGEM:

Os batistas são de origem inglesa. A conceituação mais aceita correlaciona o início deste grupo com a perseguição perpetrada por James I, rei da Inglaterra, levando um grupamento a migrar para a Holanda. O primeiro evento importante que pode ser datado historicamente é o batismo de John Smyth e Thomas Helwys na Holanda em 1609. Juntamente com eles batizaram-se os demais seguidores deste grupamento evangélico.

 

De volta da Holanda organizou-se a primeira Igreja Batista em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612. A primeira publicação que esboça a crença dos batistas foi escrita por Thomas Helwys com o título Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade, o que lhe rendeu ser preso até sua morte em 1615.

 

2. BATISTAS NO BRASIL:

A Primeira Igreja Batista em solo brasileiro data de 10 de setembro de 1871, organizada em Santa Bárbara do Oeste, SP, por famílias americanas que fugiram da Guerra de Secessão, ou conhecida também como Guerra Civil dos Estados Unidos. Por isso seus cultos eram todos realizados em inglês.

 

A Primeira Igreja Batista no Brasil, em idioma português e com ênfase na evangelização, foi fundada em Salvador a 15 de outubro de 1882. Esta Igreja tinha origem missionária e foi organizada para atingir o público brasileiro, o que confirma nossa posição quanto a Missões. Foram seus primeiros membros Willian Buck Bagby, Anne Luther Bagby, Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor e o ex-padre Antônio Teixeira de Albuquerque (oriundos da igreja de Santa Bárbara do Oeste).

 

A obra missionária empolgou o coração do povo batista brasileiro e esta se expandiu por todo o território pátrio, espalhando-se pelo mundo, como acontece até hoje. São ênfases de toda a Denominação Batista, ainda hoje, o envolvimento na obra de missões e a cooperação com as demais igrejas irmãs.

 

3. BATISTAS NO PARANÁ:

Oficialmente os batistas estão no Paraná desde 20 de maio de 1910, quando a Igreja Evangélica de Paranaguá, iniciada em 07 de setembro de 1902, votou filiar-se à Convenção Batista Brasileira. Deus tem abençoado o crescimento da obra batista no nosso Estado, conduzindo à propagação do evangelho por todo o litoral e em direção ao primeiro planalto. Diversas igrejas em pequenos locais do Estado foram organizadas a partir de então. Convém pontuar, por questões históricas, a organização, em Curitiba, da Primeira Igreja Batista em 13 de maio de 1914; no segundo planalto, da Primeira Igreja Batista em Ponta Grossa em 31 de dezembro de 1923. O Terceiro Planalto teve a Igreja Batista em Ibiporã, organizada em 13 de maio de 1939, sendo esta a primeira do norte do Paraná.

 

Em 2017 somos 285 igrejas e 113 congregações batistas em nosso Estado. Entre tantos que participaram do início da obra batista no Paraná, destacam-se o pioneiro Samuel Antônio Pires de Mello e a Junta de Missões Nacionais através de seus missionários enviados a partir de 1910[1].

 

 

 

[1] FONTE: http://batistasparana.org.br/wp-content/uploads/2017/02/manual-de-id-batista.pdf

Endereço:

Rua Pio XII, 1480 - Neva - Cascavel - PR

CEP: 85.802-170  | Fone: (45) 3324-7560

Cel: (045) 98432-3319

E-mail: ibcentralcascavel@gmail.com

MINISTÉRIO PASTORAL      

Pr Paulo Berberth (045) 9 8805-1341       
E-mail:  pauloberberth@yahoo.com.br

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube