top of page

A Morte foi engolida pela Vitória

📖 1 Coríntios 15.54-57: 54 Mas, quando o que perece se revestir do que é imperecível, e o que é mortal se revestir do que é imortal, então se cumprirá a palavra escrita: A morte foi engolida pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.


Louvado seja o nosso Senhor! A ressurreição dos mortos banirá definitivamente a morte do universo. A vitória da ressurreição sobre a morte é descrita por meio da metáfora de roupa, em que a imortalidade cobre o que é mortal. O apóstolo Paulo cita 📖 Isaías 25.8 (v.54) – “Aniquilará a morte para sempre, e assim o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos e tirará de toda a terra a humilhação do seu povo”.


O v. 55 é uma citação direta de 📖 Oseias 13.14. O aguilhão da morte. A morte é como uma picada de escorpião, é letal! Mas Paulo satiriza a morte como se fosse um animal peçonhento que perdeu o seu poder de ferir, pois o seu aguilhão (ferrão) não poderá mais causar dano algum. Esse ferrão era o pecado revelado pela lei. Ou seja, o pecado é o “veneno” que leva o homem à morte, uma ideia que permeia toda a Bíblia Conforme: 📖 Gn 2.16-17; Rm 5.12-21.


A lei, que é a força do pecado. Em 📖 Romanos 7.7-13 Paulo explica que essa lei em si é boa, mas na prática, acaba se tornando estimuladora do pecado por causa da natureza pecaminosa do ser humano. Como disse Paulo: Não conheceria a cobiça, se a lei não dissesse: “não cobiçarás”. A lei nos leva à consciência do pecado.


Apesar dessa letalidade do pecado e da carne, o cristão, porém, tem a vitória assegurada por meio do Senhor Jesus Cristo. Por isso é que a Ressurreição causa a derrota do “último inimigo”, a morte. Assim como o poder do Espírito Santo capacita o cristão a vencer o pecado 📖 (Rm 8.1-11). E assim, a morte foi engolida pela vitória. A vitória que vem de Cristo. Como disse muito bem o apóstolo Paulo: “Nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus”. 📖 (Rm 8.37-39). Aleluia! Louvado seja o nosso Deus! Ele que tanto amou o mundo e deu a Sua vida por todos nós 📖 (Jo 11.25-26).

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page