top of page

Ai da Nação Obstinada!

Leia Isaías 30.1-33


📖 Isaías 30.21: “Quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele”.

Os líderes de Jerusalém enviaram uma embaixada para o Egito, pedindo ajuda contra Senaqueribe, mas Deus condenou essa atitude chamando-os de obstinados, “rebeldes” (v.1), porque não quiseram saber da vontade de Deus, só da sua própria (v.10), eles confiavam no Egito e não no Senhor. Contudo, o Senhor é gracioso para com Sião (vv.15-26), mostrando que a Salvação do povo não estava no Egito, mas NELE. E que a confiança no Egito era sinônimo de rebeldia, vergonha e humilhação.

Bela lição: “Deus ama o povo mesmo quando se mostra rebelde; ELE condena a rebeldia, mas deseja restaurar o rebelde”.

O Senhor não se ilude, nós não surpreendemos ELE. Ele sabe que é humano desviar-se do caminho, sabe que somos limitados e que vez ou outra, tomamos decisões erradas e que muitas vezes, como consequência, acabamos longe DELE e fora do caminho. Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia sempre está pronto para nos indicar a direção correta, nos perdoar e restaurar o viver.

No v. 21 encontramos um Deus que fala conosco, com uma voz amável, calma, serena e tranquila. A ideia da expressão - “os teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti”: refere-se a analogia de que os mestres estarão próximos e seus discípulos sensíveis para ouvir a sua orientação; É um grande contraste com a dureza de espírito manifestada anteriormente pelo povo (vv. 10-11). Por isso, o v. 18 é uma expressão da vitória pela fé em Deus - “felizes são todos que Nele esperam”. Mas, Israel não quis!

📢Como é bom saber que Deus está sempre atento para nos guiar, ELE nos mostra por onde devemos ir e o que fazer. Isso não traz paz ao seu coração? Não temos que nos preocupar se o caminho que tomamos é o melhor, desde que temos ouvido com obediência e determinação tão somente “a voz de Deus não resistindo a Sua direção”. Por onde tens andado? Quais vozes tem dado ouvido? É a do Senhor?


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page