top of page

Cuide de si mesmo

📖 1 Coríntios 10.11-12: "11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”

O apóstolo Paulo introduz o capítulo 10 de 1Coríntios, falando dos exemplos da história de Israel, exemplos negativos, pois cobiçaram coisas más, entregaram-se à idolatria conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra” (vv. 6-7). Eles também puseram o Senhor à prova, sem falar das queixas, das murmurações constantes e tantos desvios (vv. 8-10).

A tendência humana é sempre olhar para a “grama do vizinho”, e não apenas para “ver que é mais verde”, mas muitas vezes, é ver “se” a grama é mais verde. Ou seja, não apenas para cobiçar o que outro possui, mas também para criticar e apontar defeitos na “grama” do outro. Por isso, na tentativa de “melhorar” as pessoas, cuidemos para não nos esquecer que também temos muito o que melhorar.

Considerar as próprias fraquezas e limitações, não é sinal de vergonha, mas é uma forte indicação de um caráter humilde. O orgulhoso só consegue ver os erros do vizinho e não os dele mesmo. Contudo, tenho pra mim que: As pessoas só mudam quando enxergam claramente a necessidade real da mudança - isso é reconhecimento; Tem uma conversa franca com Deus, confessando os pecados e também dizendo para Deus sua real situação, dando nomes aos erros e limitações; A pessoa tem uma atitude de mudança. Após reconhecer, se arrepender, confessar, e buscar a mudança própria. E se possível, pela graça de Deus, ajuda a quem estiver precisando de ajuda. Deus deseja nos usar, mas antes quer nos ensinar.

  • O que fazer? Está ai no texto os passos, então, considere as próprias fraquezas, seja sincero consigo mesmo e nunca duvide de sua capacidade de pecar, de errar, pois sim, você é imperfeito.

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page