top of page

E aí, firme e forte?

📖 Salmo 108.1: “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma”

Eu tenho um hábito de às vezes perguntar para as pessoas: “E aí, firme e forte?”. A firmeza com Deus é essencial para a vida cristã, precisamos ser firmes, constantes e abundantes, pois estamos diante de batalhas todos os dias. Não podemos ter uma vida construída sob a areia, mas sobre a rocha. Não podemos viver uma vida de instabilidade com altos e baixos, como uma “montanha russa”.

É um salmo baseado num contexto de Batalha, de guerra, junto com palavras de louvor, exaltação, súplica, fé e confiança em Deus. Davi combina porções dos Sl 57 e 60 em comemoração a vitória que Deus concedeu ao povo para compor o Sl 108. Firmeza no coração mesmo em meio às batalhas.

Coloque-se no lugar de Davi, se fosse para ele apenas considerar a infidelidade e incredulidade do povo, o seu coração jamais ficaria firme. Ele precisou confiar em Deus de todo o coração. Davi tinha inimigos perigosos, é normal nessa situação ter medo, mas ele tinha algo maior, a confiava plena em Deus.

No meio dos inimigos e entre um povo rebelde, é de se admirar que o salmista consiga afirmar ter um coração firme (v.1). Mas isso acontece, porque Davi se concentra na “misericórdia e na fidelidade de Deus” (v.4). O homem não tem nada em que se possa gloriar. Deus é a nossa glória. Ele é digno de todo o louvor. Vão é o socorro do homem. Em Deus faremos proezas...” vv.12b-13a. A vitória vem de Deus, a Glória é para ELE, mas a satisfação é nossa. O Senhor nos dará um coração firme diante das batalhas da vida, isso, por confiar no poder de Deus, independente das circunstâncias. Pois, Jesus é a ROCHA, Nele estaremos firmes e fortes!

No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page