• ibcentralcascavel

Ekklesía - Um projeto fantástico chamado igreja


Ekklesía

“Um projeto fantástico chamado Igreja”


A série Ekklesía. Visa tratar temas e assuntos que são relevantes sobre a igreja do Senhor. Valores e princípios bíblicos que norteiam o nosso viver como filhos de Deus, agradando ao Senhor e cumprindo a missão e os propósitos. E para isso acontecer, abordaremos diversos temas que ressaltam a importância desta vivencia prática como igreja do Senhor.


A palavra grega EKKLESÍA pode ser traduzida por “igreja”, “assembleia”, “assentamento” ou “congregação”, nem sempre com uma conotação religiosa, pois tem também a ideia de uma assembleia pública. No contexto cristão, trata-se de uma reunião convocada por Deus, é uma convocação de Deus ao seu povo.


A tradução literal pode ser “Chamados para fora”. Isso porque Ekklesía é a junção da preposição ek que denota origem – um ponto de onde ação deriva (de lugar, tempo ou causa) - que significa: “de”, “de dentro”, “a partir de”, “para fora” ou “fora de” - Com a palavra klesis “chamado”, “convocação”, “convite”, “vocação”. Que deriva de Kaleo “chamar” (em alta voz), “convidar”, “convocar”. Ou seja, os cristãos são “chamados” para fora do mundo pecaminoso, da vida sem Cristo para ser a Igreja de Cristo. Mas também SÃO convocados a saírem das quatro paredes, para “chamar” outros que ainda não fazem parte da igreja, para serem igreja.


Então, “Ekklesía” é a “igreja dos cristãos”, que se reúnem para adorar a Jesus, glorificar Seu Nome, aprender da Sua Palavra. Se reúnem para crescerem espiritualmente, buscando a santidade e a fidelidade a Deus. Para viverem uma vida guiada e dirigida pelos preceitos, valores e princípios de divinos. Um grupo que se reúnem para desfrutar da comunhão, da mutualidade e do relacionamento intencional. Para servir ao Senhor e ao próximo com amor e generosidade.


A Igreja numa definição simples reúne todos os salvos, de todos os lugares e de todos os tempos. Neste caso, não existe “placas denominacionais”, porque a igreja é Espiritual. Mas também é Local, como a IBC. E Jesus é o DONO da Igreja, como disse bem o Apóstolo Paulo: 17Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. 18Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja (Colossenses 1.17-18).


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo