top of page

Nem só de pão, mas só do PÃO

📖 Mateus 4.4: Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’

Jesus dá essa resposta depois de ser tentado ardilosamente pelo Diabo, v.3 que lhe disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. A resposta de Jesus é uma citação direta de Deuteronômio. Leiamos: 1“Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que eu hoje ordeno a vocês, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. 2“Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. 3Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor [Deuteronômio 8.1-3].


O Povo de Deus tinha que compreender sobre a importância, a seriedade e a relevância da Palavra de Deus como um alimento espiritual, muito mais essencial do que o Maná, que humanamente falando, sacia a fome e, diga-se de passagem, era um fato fantástico, inusitado e totalmente inédito para o povo contemplar conforme lemos acima. Neste aspecto, a lição é que a Palavra de Deus é o principal alimento que sacia a alma e os corações daqueles que creem Nela.


Podemos também pensar no quesito da qualidade da nossa alimentação. Ou seja, se consumirmos coisas boas, teremos bons resultados na vida, se for ruim, este será o resultado. Então, neste aspecto, podemos refletir sobre as seguintes questões: Como tem sido a sua alimentação? Ou ainda, do que você tem se alimentado?


Portanto, alimente-se da Palavra de Deus, Ela gera vida, vida em abundância. Como disse Jesus em João 6.35: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome”. Por isso é que... Nem só de pão, mas só do PÃO viverá o homem.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page