top of page

O princípio da Cooperação

📖 1 Coríntios 12.25: “Isso faz que haja harmonia entre os membros, de modo que todos cuidem uns dos outros”. NVT


Eu gosto muito da imagem que o apóstolo Paulo usa comparando a igreja com um CORPO. Ele ensina com isso que há diversidade na unidade. Que “o Corpo não é feito de um só membro, mas de muitos... Assim, há muitos membros, mas um só corpo” (vv.14 e 20), e Cristo é a Cabeça do Corpo, que é a igreja (Cl 1.18).


Outra coisa que aprendemos é que um membro precisa, depende e cuida do outro membro do corpo. Deus os fez com diferentes funções, dons e talentos, mas todos são igualmente importantes no corpo, para o corpo e para o Reino de Deus.


É necessário dizer que o crescimento da igreja, seja “qualitativo” ou “quantitativo”, é decorrência da obediência a Cristo. O normal é que a igreja cresça, mas nem sempre ela cresce. O crescimento da igreja é orgânico, é natural desde que tudo esteja “funcionando” em harmonia e cada um esteja empenhado e engajado na sua função e missão, contudo, é bom sempre lembrar de que somos apenas instrumentos do Espírito Santo. Por outro lado, as divisões, as contendas, as discórdias, a falta de cooperação e de engajamento prejudicam o crescimento.


Tudo é de Deus e todos nós pertencemos a Ele (Salmo 24.1). Nós somos cooperadores uns com os outros no serviço do Senhor. Como irmãos em Cristo, devemos nos importar uns com os outros de maneira sincera e verdadeira.


Somos embaixadores de Cristo e temos o ministério da reconciliação (2Co 5.20). Temos paixão pelas almas perdidas, não nos conformamos e não queremos ficar de braços cruzados, queremos nos empenhar e nos dedicar a cada dia por amor ao Senhor. Amamos a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Queremos cumprir a grande comissão. Assim eu e você, nós somos desafiados diariamente a cooperarmos para que o corpo cresça e o Senhor seja engrandecido e exaltado através de nossas vidas. E isso é um grande privilégio!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page