top of page

Sua Família é Feliz?

📖 Salmo 128.1: Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!

Os Salmos 127 e 128, são conhecidos como “os salmos da família”, em ambos os salmos aparecem a palavra “bem-aventurado”, o que essa palavra significa?


Bom, no AT em hebraico a palavra usada é ’Esher. Uma tradução direta, poderia ser: “Bem-aventurado” ou “Feliz”. No Hb é frequentemente usada como interjeição.


A interjeição é uma palavra invariável (não sofre variação em gênero, número e grau), que representa um recurso da linguagem afetiva. Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (!). No português, para compreendermos a comparação, as interjeições são consideradas “palavras-frases” pois representam frases-resumidas, formadas por sons vocálicos (Ah! Oh! Ai!), por palavras (Ótimo! Psiu! Ôpa! Puxa!) ou por um grupo de palavras, nesse caso, chamadas de locuções interjetivas (Meu Deus! Ai de mim! Puxa Vida! Quem me dera!).


Então o salmista está expressando um sentimento de alegria. Bem-aventurado! Mas também a palavra ’Esher é correlata à ’Ashar que significa, “andar”, “ir em frente”, “seguir em frente” tem a ideia de “avançar”, “progredir”, “crescer”.


No NT em grego a palavra é Makários Significa: “bem-aventurado”, “feliz”, “bendito”, “afortunado” e aplica-se ao homem digno de felicitações e admiração. É muito mais do que um estado de espírito momentâneo – Ele não está feliz, é feliz. Sentido mais amplo: É feliz e não depende de circunstâncias.


No contexto dos salmos 127 e 128 – podemos compreender que Feliz é aquele que progride no caminho do Senhor, que avança e cresce no conhecimento de Deus e de Sua Palavra. Essa é a razão da felicidade. Como Tiago diz: “Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer” (Tg 1.25).


Portanto, quer ser realmente feliz? Aja como homem do salmo – “Tema o Senhor e ande em seus caminhos”.


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page