• ibcentralcascavel

Tiago, servo de Jesus Cristo

📖 Tiago 1.1: Tiago, SERVO de Deus e do Senhor Jesus Cristo...”.


Reflita: 💭Se você fosse um dos irmãos de Jesus, como seria o seu comportamento?


Tiago, “o irmão do Senhor”. O autor da carta de Tiago, era irmão de Jesus e irmão de Judas, o que escreveu a carta de Judas (Jd 1). Em Mateus 13.55 lemos: “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (conf. Mc 6.3). Contudo, Tiago e seus irmãos haviam rejeitado Jesus como o Messias - LEIA com atenção 📖 João 7.2-5.


Mas depois, Tiago creu e escreveu a sua carta com a autoridade de alguém que havia visto pessoalmente o Cristo ressurreto (1Coríntios 15.7). E tornou-se o principal líder na Igreja de Jerusalém (Cf. Atos 12.17; 15.13-22; 21.18; Gálatas 2.12). Inclusive o apóstolo Paulo o identifica como apóstolo e irmão do Senhor em (Gálatas 1.19), mesmo sabendo que ele não fizera parte dos doze e fora chamado por Paulo de uma das “colunas” dessa igreja, junto com Pedro e João (Gálatas 2.9).


Mas, o que gostaria destacar, é a surpreendente apresentação que Tiago faz de si mesmo e que nos inspira, 📖Tiago 1.1: O que me chama a atenção e o que nos faz ver um traço positivo do caráter de Tiago, é que ele não se valeu do grau de parentesco com Jesus, alegando "mais importância" por ser irmão do Senhor, nem menciona a posição que ocupa de liderança, ele mesmo se intitula de “Servo”. Ele poderia ter dito: “Eu sou Tiago, irmão do Senhor Jesus, sou líder e uma das colunas da Igreja em Jerusalém”. Mas não, preferiu se colocar como servo, pois assim entendia quem era.


“servo” (gr), é doûlos - significa literalmente “escravo” – Tiago era humilde e seu testemunho revelou isso. Bela lição: Uma vida como servo do Senhor requer humildade, abnegação, submissão. Significa estar livre das “vaidades” e dos “status” que o mundo deseja impor a nós. Portanto, que nós possamos nos ver assim também, vem quem somos, “servos” e “servas” do SENHOR!


No amor de Cristo, Pr Paulo Berberth

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo